Pensar sustentavelmente requer certa disciplina para que se torne um hábito. Pensar no futuro e como viveremos nele – nós e as próximas gerações – é a base do estilo sustentável de ser.
Os que ainda não praticam essa modalidade de vida por vezes tem a sensação de modismo, afinal esse conceito é algo muito recente para a história da humanidade, o próprio termo “sustentabilidade” surgiu somente em 1992 quando a ONU oficialmente inseriu na agenda global essa prática. Ou seja, há menos de 30 anos esse conceito nem existia e atualmente ainda está sendo massivamente dissipado para que possa ser absorvido pela população.
Não é tão difícil começar a transformar a sustentabilidade em uma prática diária, destacamos aqui 3 pensamentos, sem radicalismos, para adotá-la como um estilo de vida:
– Como planejo minhas compras? Uma lista de compras já nos ajuda a comprar o que a gente precisa sem desperdício. Menos descarte. Menos poluição. Bem simples, não?
– Como descarto meu lixo? Aqui no Brasil apenas 3% do lixo é reciclado, o sistema de coleta ainda é muito falho, mas toda comunidade pode se unir e administrar melhor o que realmente é preciso descartar. Separar orgânicos e recicláveis é bem fácil e ajuda muito!
– De quem estou comprando? Pensar na forma como os fabricantes conduzem a produção é um dos itens mais importantes deste top 3. Aqui na Western Pools, por exemplo, nossa produção de pedras artificiais visa o menor impacto natural e evita que sejam extraídas pedras da natureza. Escolha fabricantes que, assim como a gente, pensem sustentavelmente. É um grande passo para a preservação de recursos naturais.
Para concluirmos essa questão, dados apontam que atualmente consumimos 30% mais recursos do que a capacidade de renovação da Terra, se mantivermos esse ritmo de consumo, em 50 anos precisaremos de 2 Terras para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Portanto, estar atento a maneira como utilizamos os recursos naturais definitivamente não é algo passageiro, os que aderem ao estilo de vida sustentável estão pensando o futuro a cada passo, visando o equilíbrio para que possamos viver em um planeta que não se acabe, mas que se renove.