Recursos Naturais do Nosso País

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Viver em um país internacionalmente conhecido por ser um provedor de recursos naturais nos faz enxergar com certa naturalidade a exploração comercial deles.  O que muitos não reconhecem ou não param para compreender é que consumir em larga escala e exportar recursos biológicos, ou seja, renováveis, já causa grande impacto ambiental… fazer o mesmo com recursos minerais e energéticos, causa impacto ainda maior.   

Você já ouviu falar do índice “Sobrecarga da Terra”? Esse índice avalia desde 1970 a utilização de recursos naturais mundiais baseado num limite anual aceitável de uso desses recursos para que possamos viver de maneira sustentável em nosso planeta. O que ele faz é apontar a partir de qual dia do ano o mundo deveria parar de remover recursos do meio ambiente, ou seja, o dia em que atingimos o esgotamento do que seria possível ser utilizado naquele ano vigente. Nesse ano o esgotamento foi atingido no dia 29 de julho. Pior marca da história.

Nosso planeta entrou em déficit de recursos naturais no ano em que esse índice foi criado e, por mais que os discursos de preservação cresçam a cada ano, ainda assim atingimos os limites cada ano mais cedo e o Brasil encontra-se também dentro dessa média mundial, sendo que boa parte dessa exploração está relacionada a utilização dos recursos minerais, extraindo-se pedras da natureza.

Há décadas atrás, quando trouxemos para o Brasil a tecnologia para a produção de pedras artificiais, esse discurso ainda não era tão latente, mas ele foi parte da propulsão para o desenvolvimento do nosso negócio, sendo uma das maneiras que encontramos de poupar nossas riquezas naturais, e o melhor, poupar nossas riquezas naturais não renováveis.

Nós acreditamos que hoje em dia, diante de tantas informações que absorvemos rotineiramente sobre sustentabilidade, é cada vez mais possível compreendermos nossa participação na preservação desses recursos, seja como empresa consciente ou como seres humanos atuantes. Também está em nossas mãos praticarmos o que nos ensina a definição de sustentabilidade, que é executar coisas de modo que possamos continuar a fazer.

E para você, qual a importância das riquezas naturais do nosso país?

CADASTRE NA NEWSLETTER
PARE RECEBER MAIS CONTEÚDO

COMO PODEMOS AJUDAR?

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(+55 11) 4448-2918 

(+55 11) 4498-0421 

western-pools@uol.com.br 

Rua Colina, 91 | Pq. Paraiso

CEP 07794-075 | Cajamar – SP